Sobre nós

Sobre a Perspectiva:
Em 1965, Jacó Guinsburg, juntamente com um grupo de amigos, fundou a editora Perspectiva a fim de concretizar um programa editorial bastante ambicioso. Primeiramente, realizou a coleção Judaica, que abarcou, no plano ficcional e do pensamento, a produção dos quatro milênios de existência do povo judeu.
Logo a seguir, a editora partiu para a publicação da ensaística de ponta nos diferentes ramos das artes, literatura, filosofia, linguística, ciências humanas, criando a coleção Debates, com contribuições significativas e, às vezes fundamentais, de autores como Umberto Eco, Roman Jakobson, Max Bense, Martin Buber, Tzvetan Todorov, Fernand Braudel, Gershom Scholem, Antonio José Saraiva, José Augusto Seabra, Anatol Rosenfeld, Benedito Nunes, Affonso Ávila, Augusto de Campos, Haroldo de Campos, Décio de Almeida Prado, Sábato Magaldi, para citar apenas alguns dos autores que compartilharam com o leitor suas discussões e experiências nos mais de trezentos títulos já publicados.
Prosseguindo nessa trilha, a Perspectiva lançou a Estudos, coleção que também conta atualmente com mais de trezentos títulos de filosofia, psicanálise, crítica, literatura, arquitetura, semiótica, entre outros, e que é voltada para abordagens que aprofundam e ampliam seus temas.
Trata-se de duas coleções que, tanto por sua qualidade textual como pela proposta visual marcante de seus volumes, se tornaram referência, e muitas vezes de consulta indispensável, nos diferentes domínios da cultura ampla e/ou especializada, tendo alcançado na bibliografia brasileira uma presença nada descartável.
Agora, quando se aproxima dos cinquenta anos de militância editorial, e já tendo ultrapassado os mil títulos, a editora Perspectiva pode contar, entre suas realizações, com múltiplas séries, todas de relevo nos campos a que se voltam.