Semana da Poesia: Horácio Costa

3. Horácio Costa

 

A Poesia Alegórica de Horácio Costa

CapaFracta (S37)O que se espera de um poeta no trato com a língua tem por base uma ação imprescindível: tornar exuberante o uso adulterado das palavras, senão modificá-lo, renová-lo permanentemente para que a linguagem nos atinja única e certeira em sua singularidade.

A poesia de Horácio Costa, há muito atenta a isso, faz do artifício a kola de recriação crítica desses objetos comuns, as palavras do mundo, como se aqui houvesse outro afora o da imaginação, a pedra de toque de seu pandemônio ou algo parecido com que anima as operações idiossincrásicas da poesia.

Numa primeira distinção genérica, a propósito da especificidade do poético, dir-se-ia que o mais antigo dos gêneros se engendra com palavras, imagens e outras representações para essencilamente renegá-las por um princípio de contradição imanente. Há poéticas que contrariam as configurações do mundo, sua realidade acachapante, seus consensos e tramas, sua arrogância, sua mediocridade, em formas que jamais se cristalizam. Daí os vários procedimentos poéticos que, lúcidos de si mesmos, demovem nas operações internas da linguagem as peças simbólicas, afetivas ou ornamentais cuja empreitada irá reconfigurar nosso olhar a respeito de nós mesmos e das coisas. Para tanto, os poetas mobilizam figuras diversas (metáforas, metonímias, hipérboles, alegorias) a serviço desse intento não raras vezes perverso, pois segundo um preceito de René Char, “quem não vem ao mundo para perturbar não merece respeito nem paciência”.

Contador Borges

 

 

Horacio Costa Poesia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s