Estética e Teatro no Século das Luzes

Se até o século XVIII o teatro alemão era dominado pela pompa barroca, com o Iluminismo os palcos (e o pensamento estético) são tomados pelo otimismo e pela possibilidade de conhecimento

Um dos mais proeminentes representantes do Século das Luzes na Europa, Gotthold Ephraim Lessing foi autor, dramaturgo, crítico e filósofo de arte. Neste volume, suas obras mais importantes ganham, já não sem tempo, a devida homenagem e compilação de textos vertidos diretamente do alemão, com o intuito de preservar as particularidades do estilo literário deste que foi um dos grandes nomes do século XVIII.

Lessing obras_3D_T034.png

Ao lado de pensadores tais como Voltaire e Diderot, Lessing foi um dos grandes representantes do Iluminismo ao não apenas defender a liberdade religiosa, política e estética, mas contribuir ativamente para o progresso das artes em seu país, como evidenciam os textos presentes neste volume e como testemunha Goethe, para quem a obra de Lessing foi “gerada entre guerra e paz, ódio e empatia. Foi essa produção que abriu com sucesso o seu olhar para um mundo mais elevado e significativo do que  aquele burguês e literário em que se movimentava a sua poesia até então”.



TELLHEIM: Sendo breve, minha querida… A Senhorita não deixou que eu terminasse de falar. Queria dizer: quando se retém o que é meu de forma tão injuriosa, se minha honra não recebe o mais completo desagravo, então não posso, minha Senhorita, ser seu. Pois, aos olhos do mundo, não sou digno de sê-lo. A Senhorita von Barnhelm merece um homem irreprochável. É um amor indigno aquele que não vacila em expor ao desprezo a pessoa amada. É um homem desprezível aquele que não se envergonha dever toda sua felicidade a uma mulher cuja cega ternura…

SENHORITA: Está falando sério, Senhor Major? (Dando-lhe repentinamente as costas.) Francisca!
TELLHEIM: Não fique tão irritada, minha Senhorita…
SENHORITA (a parte, para Francisca): Agora é a hora! O que me
aconselha, Francisca?…

FRANCISCA: Eu não aconselho nada. Mas é verdade que ele lhe apresentou isso
com um pouco de exagero…
TELLHEIM (que vem para interrompelas): Ficou irritada, Senhorita…
SENHORITA (com ironia): Eu? Nem um pouquinho.
TELLHEIM: Se eu a amasse menos, minhaSenhorita…
SENHORITA (ainda no mesmo tom): Oh por certo, seria minha infelicidade!… E veja, senhor Major, não quero tampouco a sua infelicidade… É preciso amar de forma totalmente desinteressada… Ainda bem que não fui mais franca! Talvez sua compaixão
me tivesse concedido o que seu amor me nega…(Tirando lentamente o anel do dedo.)
TELLHEIM: O que está querendo dizer com isso, Senhorita?

SENHORITA: Não, ninguém deve tornar o outro mais feliz nem mais infeliz. É o
que exige o verdadeiro amor! Acredito no Senhor, Senhor Major; e o Senhor tem demasiada honra para reconhecer o amor.





big-20141008143549-phpKb0vun-ingrid_koudela_foto--CAPA.jpgINGRID DORMIEN KOUDELA é professora livre-docente de Didática e Prática de Ensino em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, desenvolve projetos educacionais ligados ao teatro na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e na Faculdade de Educação da USP. É autora de Jogos Teatrais e Brecht: Um Jogo de Aprendizagem, bem como de traduções de importantes obras no campo teatral, inclusive a de Viola Spolin, de cujo método é introdutora no Brasil.



livro.jpgJ. GUINSBURG é fundador da editora Perspectiva, foi professor de Estética Teatral e Teoria do Teatro da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É autor de Stanislávski e o Teatro de Arte de Moscou; Leoni de’ Sommi: um Judeu no Teatro da Renascença Italiana; Diálogos sobre Teatro (coautor); Aventuras de uma Língua Errante: Ensaios de Literatura e Teatro Ídiche; Stanislávski, Meierhold e Cia.; Da Cena em Cena, além de tradutor de obras de Diderot, Lessing, Nietzsche, entre outras.



LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s